Mudando de assunto...
Nossa, 5 comentários ? Espanto...
Falando sério, tem post novo a caminho. Mas antes eu preciso arranjar um teclado novo, este aqui me causa dores físicas quando tento usar para textos maiores.
Hasta la vista.
A data da Páscoa
Então: Páscoa ! Hoje é um dia importante para a parte cristã da tão falada
civilização judaico-cristã ocidental.
Mas eu tenho uma questão séria para levantar: a data da Páscoa não está muito boa. A Páscoa deveria ser movida alguns dias a frente no ano. Certo, eu sei que a data depende da data do carnaval. Então poderia ser criada uma nova regra: a Páscoa não pode ser antes da metade de abril, independente da data do carnaval. Ou outros mecanismos poderiam ser criados, como explico abaixo.
A motivação é simples. Aqui no nordeste essa época de final de março, começo de abril ainda está muito quente, em geral. O que acontece é que os chocolates e ovos de páscoa ficam meio moles, um problema danado para essa parte tão importante do feriado. Vejam o meu caso: meu ovo de páscoa estava já meio mole quando abri.
E não adianta propor para colocar na geladeira. Colocar chocolate na geladeira é uma das piores coisas que se pode fazer com ele; deturpa completamente o gosto. Para um apreciador do gosto do chocolate, colocar o ovo de páscoa na geladeira é como comprar uma garrafa de vinho francês de quase 100 reais e coloca-la no freezer. É o fim.
Então a solução é adiar a Páscoa para um período que esteja menos quente aqui no Nordeste. Ou só permitir que o feriado ocorra quando a temperatura estiver mais baixa. Evitaria frustrações nesse feriado tão bonito.
Cá entre nós...
Uma fofoca simples: estava lendo o
"Como Mover o Monte Fuji" e em um dado momento ele fala sobre a família de
Bill Gates. Diz que os pais dele gostavam de incentivar a competição em família com jogos e outras diversões com disputas.
E qual era o jogo preferido de Bill ? "Risk", um jogo que aqui no Brasil se chama War. Imagino até qual a carta de objetivo que ele mais gostava:
conquistar o mundo.
O panda, o koala e o missionário
Koala: Eu não sou urso, porra ! Nem inglês !
Panda: É urso sim ! O que é inglês ?
Koala: Não sou não, seu amarelo de merda !
Missionário: Calma, somos todos cristãos.
Panda: Cristão é o carai ! Eu sou xintoísta.
O astrofísico, o físico e o matemático
Três professores ingleses -- um astrofísico, um físico e um matemático -- embarcam em um trem com destino à Escócia, onde participarão de um simpósio. Ao chegar em terras escocesas, os três avistam uma ovelha negra pastando em um gramado.
Nesse momento o astrofísico fala: "Olhem ! As ovelhas da escócia são negras."
Ao que o físico responde: "Não, algumas ovelhas escocesas são negras."
Por fim, o matemático fala: "Ambos estão errados. Baseado na evidência, posso dizer que: na Escócia, existe pelo menos um gramado que contem pelo menos uma ovelha, da qual pelo menos um lado é negro."
Sobre a eficácia das preces
Quando eu era pequeno me disseram que rezar era conversar com Deus. Pensando nisso depois e percebendo que ele nunca respondia, cheguei à conclusão que na verdade a prece era uma mensagem enviada para Deus; ele depois decidia se atendia ou não. Algum tempo depois, mais velho e um pouco mais cínico, pensei que ele poderia até decidir se leria ou não a mensagem.
Mas o que me deixava intrigado realmente era como a mensagem chegaria até ele. Antigamente o universo era bem menor e Deus podia estar simplesmente no céu, que era um lugar inatingível e distante. Já hoje em dia, para não se fazer presente e evitar dar aos humanos o gostinho da prova definitiva de sua existência, sua Divindade deve estar morando além das fronteiras do universo conhecido, o que é muito mais longe.
Imaginemos que o som da prece viaje através do espaço carregando a mensagem do fiel. Estima-se que a distância atual até a fronteira do universo, levando em conta os efeitos da expansão, é de cerca de 70 bilhões de anos-luz (arredondando para baixo). A mensagem sonora levaria
(70e9 anos-luz x 3e8 m/s) / 340 m/s = pouco mais de 61 quatrilhões de anos
para chegar até o destino.
Mas pensando bem, tem gente que não reza em voz alta, e o som pode se perder num buraco negro, ou ser desmantelado pela explosão de uma supernova; enfim, o universo é um local perigoso para uma simples onda sonora. Então podemos pensar que a prece viaja como uma "onda cerebral", na velocidade da luz. Aqui valem dois lembretes: 1) ondas cerebrais viajando pelo espaço é coisa de parapsicologia, e ainda não existem provas concretas disso, mas aqui estamos apenas especulando; 2) até que provem que Einstein estava errado,
nada viaja mais rápido que a luz. Não me venham com "mas Deus é onisciente" e outras justificativas, ele pode ser onisciente, mas a informação tem que chegar nele de alguma forma, e nunca mais rápido que a luz. Pois bem, nesse caso a conta fica fácil e a prece leva
70e9 anos-luz x velocidade-da-luz = 70 bilhões de anos
para chegar ao seu destino. Nem é tão surpreendente que Deus nunca responda, porque quando ele ouvir nossas preces a Terra já vai ser um torrão queimado pelo Sol, sem vida de qualquer espécie. Isso explica também por que o Deus do Antigo Testamento era bem mais presente, afinal ele estava ali pertinho, no céu.
Pena que Deus não tenha ICQ ou MSN.