sexta-feira, outubro 28, 2005

Uma sugestão para o Brasil

Para não dizer que não trato de assuntos sérios aqui nesse blog, teço algumas considerações seríssimas para o futuro da nação.

Acredito que estamos sub-utilizando nossos recursos. Como se diz nos manuais de administração moderna, é importante que as organizações identifiquem e aproveitem as suas sinergias, para maximizar o valor agregado na sua produção.

Ora, o Brasil tem alguns pontos fortes conhecidos: carnaval, samba, mulatas, futebol. Falta mais sinergia, falta aproveitar melhor esses pontos fortes. E eu sugiro começar isso num assunto sério que vem preocupando muita gente ultimamente: a política mesmo.

A questão é, não temos muitos pontos de contato entre a política e o que produzimos de melhor aqui no Bananão. Apenas uma exceção notável: a sinergia entre política e futebol é antiga e bem estabelecida, vide o caso recente no Campeonato Brasileiro. Mas é preciso sinergizar mais.

Sugiro aumentar as sinergias entre o nosso carnaval e a política. Sugiro que as eleições sejam sempre realizadas em uma maratona de quatro dias, começando no domingo e terminando na quarta-feira. Não teremos mais partidos, apenas blocos. Ao invés do Partido dos Trabalhadores, coisa sisuda e que remete às barbas de Karl Marx, teremos o Bloco dos Trabalhadores: que beleza! Não mais palanques, apenas trios elétricos. Fora os jingles de campanha, teremos apenas marchinhas. Ao invés de pensar em porcos capitalistas e latifundiários do Partido da Frente Liberal, pensemos no Bloco da Frente Liberal. Frente Liberal, vejam só. Imaginem isso num contexto de carnaval e me digam se nossa política não fica bem melhor assim.

E no final das contas muita coisa se transfere sem muitas alterações. "Ei, você aí, me dá um dinheiro aí!" faz todo sentido nesse novo meio.