sexta-feira, outubro 14, 2005

Big in Japan

Lendo ontem mais um número de Lobo Solitário, vi mais algumes vezes os personagens comentarem sobre as técnicas peculiares de um ou outro ou sobre tal espada de tal família de ferreiros de técnica inestimável e milenar. Nessa hora me veio a revelação, a razão porque a cultura japonesa está tão em voga. É porque os japoneses são os ultimate nerds, ou, para aproximar a mesma idéia na nossa inculta e bela última flor do lácio, os japoneses são nerd com força. E como ser nerd tá na moda atualmente, a consequência é direta. Deve ser por isso, também, que eu me identifico uns tantos com o Japão.

Nada mais nerd que a atenção obsessiva dos japoneses pelo detalhe, a sua fixação extrema com a perfeição. O ideal de caráter do japonês não é ser uma pessoa boazinha e caridosa e quando morrer ir para um céuzinho namby-pamby não; é atingir a perfeição em algum caminho. É ser tão perfeito que se chegue a transcender essas idéias mundanas como ego, individualidade, Vida, Universo e sabe lá o quê mais. "Atravesse a barreira sem portões e você andará livremente pelos caminhos entre o céu e a terra."

Mas ah!, já ouço daqui as reclamações: "Vai, tio, não generaliza não". Generalizo sim. Quer mais? Todo homem moreno dos olhos verdes e com mais de um metro e oitenta que mora ao norte do Trópico de Câncer é gay, mesmo que não saiba. E tem chulé. Toda loira peituda que é piloto de corrida pensa, pelo menos duas vezes ao ano, em ir pra marte. Mas não conta pra ninguém. Tem mais, tem mais: toda pessoa que generaliza é feia e burra.