quarta-feira, maio 10, 2006

Queridos ouvintes

Por um daqueles mistérios que, como muitos outros, são insondáveis (existe mistério sondável?) este blog está incluído no Deaf Blogs, um site que agrega vários blogs; percebi vendo de onde vinham alguns visitantes. Bom, pelo nome eu imaginei que seria um site que agregava conteúdo escrito por surdos ou algo assim, mas fui lá no site e não descobri muito. Tem uma página no site que supostamente explicaria o que é e qual o objetivo da coisa, mas eu juro que não entendi nada. Mas ah, tem lá: "se quiser mais detalhes vá aqui". Diagramas estranhos e mais explicações vagas; continuo sem entender.

Não sei como se deu isso, e fica difícil julgar se os outros blogs que estão lá são escritos por surdos ou não. Nem sei se é esse o objetivo do site. Se for, deu um erro em algum lugar, porque eu definitivamente não sou, embora esteja ficando.

Nada contra os surdos, claro. Aliás, este site está completamente adaptado para as necessidades dos deficientes auditivos. Só fiquei curioso para saber de onde surgiu essa associação inusitada.

E agora, para algo não completamente diferente, cientistas há alguns anos fizeram experimentos com ferrets -- furões ou sei lá como se traduz -- ligando os nervos óticos na parte do córtex cerebral destinada ao aparelho auditivo e vice-versa, para testar se nesse caso os bichos iam "ver" o som e "ouvir" a luz. A conclusão foi que não, não dá para fazer isso -- o córtex cerebral se adapta. Uma pena, porque deve ser uma experiência interessante.