segunda-feira, março 20, 2006

Comentários desconectados

Sem muito saco para escrever, então decidi comentar publicamente algumas coisas que deu vontade de comentar publicamente. Ser blogueiro tem dessas vantagens, a gente pode comentar qualquer besteira aos quatro ventos, queiram ou não ouvir.

* * *

O apocalipse se anunciou com o toque da sétima trombeta do sétimo anjo na sexta-feira de manhã. E não foi sonho. Mas fazer o canal até que foi totalmente indolor. E a dor de dente tomou doril.

* * *

Via De Gustibus eu conheci essa editora verdadeiramente salva-vidas, um repositório de técnicas práticas para os momentos de necessidade, a Paladin Press. Por exemplo, no caso do seu avião cair no meio da neve e o resgate demorar, não há motivo para desespero. A chave para esta situação está no livro Canibalismo Contingencial ("inclui receitas!"). Um outro é extremamente útil para quem vive em meio à guerra urbana moderna, seja no Rio de Janeiro ou em Recife; acho que vou pedir o meu. O título é MORTO OU VIVO: A ESCOLHA É SUA. Ainda tem outros interessantes, como Faça Você Mesmo Sua Sub-Metralhadora e o e-book Assassino de Aluguel: Um Manual Técnico. Diversão para toda a família.

* * *

Nicholas Carr
é um cara meio do contra, uma voz dissonante no ôba-ôba dos blogs sobre tecnologia. Neste post ele comenta o post de outro sobre o MySpace, que é o Orkut que fez sucesso com os americanos (já que eles fugiram do Orkut quando os brasileiros começaram a se comportar como neandertais verde-amarelos). Em um ponto Carr diz que enquanto alguns se chocam e outros se maravilham com o MySpace, ele não vê nada disso. Nas suas próprias palavras:
O que eu vejo é uma uniformidade temerosa, uma interconexão vasta de partes intercambiáveis. Tudo parece de segunda mão: as poses de garanhão e gostosona na frente da câmera do celular, a prosa desencontrada e cheia de clichês nos blogs. É triste ver tanto esforço empregado com auto-expressão com tão pouco o que expressar.
E eu pensei que isso resume muito bem o que eu sinto quando vejo fotologs e o Orkut. Acho que é a idade.