sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Alexandre em 1 minuto

Desolados pelo massacre da crítica, e pela total falta de indicações para as premiações mais interessantes, os produtores do filme Alexandre decidem fazer uma versão ultra-compacta para concorrer no festival do minuto. Confira na íntegra o roteiro da nova versão.

CENA 1 - Quarto da mãe de Alexandre, Interior, Noite

A Mãe de Alexandre fala com um sotaque estapafúrdio.

[Mãe de Alexandre] Aleksandrê, vossê fai sser grrrandê !!!


CENA 2 - Exterior, Dia

Aristóteles expoe seus ensinamentos racistas. Alexandre e Hefestião trocam olhares apaixonados.


CENA 3 - Um anfiteatro qualquer. Exterior, Dia

Os macedônios estão reunidos para comemorar o aniversário de Felipe, pai de Alexandre. Felipe chega no palco do teatro e é morto. Alexandre se aproxima do corpo do pai e faz, pela primeira vez, a versão final da cara de choro que ele repetirá durante boa parte do filme.


CENA 4 - Palácio real na Babilônia. Interior, Dia.

Alexandre e seus generais comemoram a conquista. Enquanto as esposas de Dario se colocam à disposição do novo rei, Alexandre troca olhares luxuriosos com o eunuco Bagoas.


CENA 5 - Exterior, Dia.

Alexandre e Ptolomeu se encontram no alto de uma montanha, ante um paredão de montanhas mais altas; ambos com casacos pesados. Neva. Alexandre faz a cara de choro padrão.

[Alexandre] Eu quero ver o fim do mundo !


CENA 6 - Exterior, Dia.

Casamento de Alexandre e Roxane. Cenas de dança oriental que lembram O Clone. Alexandre e a noiva estão na parte principal da celebração, quando o sacerdote abençoa sua união.

Corta para

CENA 7 - Quarto de Alexandre. Interior, Noite.

Cena de sexo obrigatória. Apesar de ter passado o filme trocando olhares apaixonados com Hefestião e olhares de luxúria com Bagoas, Alexandre participa na única cena de sexo do filme com sua mulher. Enfim: o quarto está iluminado parcamente (luz sensual de cena de sexo), cheio de tecidos e outros aparatos exóticos para dar a medida da sensualidade da cena. Alexandre e Roxana estão deitados na cama, nus, com Alexandre por cima. Bem, você entendeu.

Corta para

CENA 8 - Campo de batalha em algum lugar a caminho do fim do mundo. Exterior, Dia.

Alexandre tem um piripaque e, montado a cavalo, tenta atacar um elefante, mas leva uma flechada e cai ao chão. Nessa parte fica tudo vermelho, o que no filme original era um artifício para tentar acordar o espectador que a essa altura já estaria de saco cheio.


CENA 9 - Algum palácio genérico. Interior, Dia.

Hefestião está em seu leito de morte, ninguém sabe se por doença ou envenenamento. Nem morrendo ele ganha um beijinho de Alexandre.


CENA 10 - Palácio Real na Babilônia. Interior, Dia.

Alexandre está morrendo, mas é um momento de grande felicidade pois indica que o filme está acabando; o próprio Alexandre está muito bem, chapado, viajando e conformado com seu destino. Os generais e sua mulher discutem quem vai sucede-lo. O anel de faraó cai da mão de Alexandre após seu último suspiro. O suspiro é bem audível, para indicar aos que não entenderam a versão original: o sentido de fazer o espectador ficar entediado por 3 horas é traçar um paralelo com o sofrimento de Alexandre, que sofria pressão de todos e dele mesmo. O suspiro final de Alexandre é, portanto, ecoado no suspiro dos espectadores do filme, que finalmente se sentem aliviados pelo fim do tédio; nesta sinergia com o personagem principal reside a genialidade do filme. (ok, acho que nem o próprio Oliver Stone levaria essa desculpa a sério).

FIM