terça-feira, janeiro 25, 2005

Nomes

Essa história dos nomes das pessoas é engraçada. Mesmo não falando sobre a horda de nomes esdrúxulos que os brasileiros inventam para os filhos, o que seria muito cliché, ainda há muito o que se divertir com os vocativos.

Vejam os nomes de gente da língua inglesa, por exemplo, principalmente os americanos; uma amiga minha costuma dizer que os americanos têm nome de bicho de estimação: Joe, Bob, Sue. Mas os sobrenomes também são interessantes. Veja Greenblatt; é um sobrenome que ocorre, e eu não consigo deixar de pensar em um 'blatt' verde, mas o que raio seria um blatt ? Aliás, as cores são bastante comuns nos sobrenomes deles: Rachel Green, Charlie Brown; desde criança eu me perguntava se ninguém lá achava estranho um menino chamado Charlie Marrom. James Brown ainda vá lá, mas Charlie Brown é caucasiano, o que há com ele para ser marrom ?

Isso me lembra uma cena em Pulp Fiction que o personagem de Bruce Willis, um boxeador, entra no táxi dirigido por uma latina. Ela pergunta o nome dele e, logo em seguida, o que o nome significa. Ele responde: "I'm american, our names don't mean shit". Na hora que eu vi isso eu pensei logo: mas e o Charlie Brown ?

Tem também o Alan Greenspan, o chefão do equivalente ao Banco Central americano. Greenspan... ao pé da letra, seria algo como "extensão verde". Bem apropriado para um cara que mexe com tanto dinheiro. E por falar em nomes apropriados, o que dizer do primeiro bispo desta nossa Terra Brasilis, que foi comido -- literalmente -- pelos índios que cá estavam ? Não podia ter um nome melhor: Bispo Pero Fernandes Sardinha. E será que os cineastas da família Makhmalbaf têm mau hálito ?

Ah, e tem os nomes dos judeus reformados: Ovelha, Tigre, Maribondo... e sim, claro, Formiga. Dá pra imaginar quantas vezes eu já ouvi piadinhas com meu nome, tipo "lá vão seus parentes pelo chão" ou "não mate sua prima, Andrei". O mais engraçado, e que ninguém nunca notou, é que meu primeiro nome vem da raiz grega "Andros" que significa, literalmente, "Homem". Ou seja, meu nome é Homem Formiga. Prazer.