sábado, fevereiro 12, 2005

Pequenos Conselhos para Grandes Debates

A não ser que se queira passar a vida toda comentando sobre quem saiu no último paredão do BBB ou que celebridade casou com/traiu/beijou/se separou de outra, é inevitável que se caia em alguma discussão que tome rumos filosóficos. É melhor estar preparado para tais debates desde cedo, e daí a motivação por trás destes pequenos conselhos.

Desta vez é a hora de falar de Nietzsche. Impossível que o nome dele não apareça se alguns debatedores são adolescentes; muitos mal o leram ou não entenderam o pouco que leram. Imagino que se o próprio bigodudo não aprovaria ser ídolo dos nazistas, a adoração dos adolescentes neste início de século lhe seria ainda mais dolorosa. "Mil raios, preferia muito mais os nazistas!", ouço-o dizer do túmulo.

Aqui é fácil, deve-se simplesmente dizer: "não discuto Nietzsche com idiotas". A verdade é que uma pessoa sensata não vai discutir Nietzsche com ninguém, mas dizer que a restrição é só com os idiotas dá um toque todo divertido ao colorido da disputa intelectual em questão.

Aproveitem mais este pequeno conselho, e até a próxima.