segunda-feira, junho 27, 2005

Memes celulósicos

Os panfletos vivem tentando me converter.

Semana passada, no ônibus para Recife, lá estava um me esperando na poltrona onde eu deveria viajar. "O PERDÃO DE PECADOS", do Bispo J. C. Ryle. Normalmente tem algum nome de americano no meio.

Não, esse não era daquele formato que parece um marcador de páginas de livro. Desses também eu tenho aos montes, e uso exatamente com esse propósito, já que geralmente vou lendo algum livro na viagem.

O que realmente impressiona é como os panfletos conseguem as mais variadas formas para se espalharem e tentar converter você. Muitas vezes eles conseguem que algum humano os distribua, seja na rua, na rodoviária ou no guichê improvisado de passagens para João Pessoa no meio da estrada. Ou, como aconteceu no episódio que contei agora, eles simplesmente aparecem nos lugares, esperando por você. As pobres pessoas acham, realmente acreditam, que estão distribuindo os panfletos por vontade própria.

"Sua alma corre perigo". Sim, sem dúvida; por enquanto eu consegui manter a fortitude psicológica para resistir, mas até quando ? Só posso dizer que se alguém me vir por aí distribuindo panfletos que parecem um marca-páginas, cuidado.