sexta-feira, maio 06, 2005

Machado na esquina com Breton e Tzara

Uma noite destas, vindo da cidade e arrabaldes o meu vizinho de Mata-cavalos, com o fim de despedir-me, a título de visita. Ou de verdade ou por hipótese; mas José Dias conversavam, um sentado, outro andando e um dia e mudavam. Ao passo que ele se pintou? Ri-me do engano e expliquei-lhe que não era nem insinuação. Capricho seria ou quê? Ao fim de se fazer aceito e necessário; dava-se por falta dele, como o homem muda! Hoje chego a publicá-lo.

Rezei anda, persignei-me, fechei o livro de missa e caminhei para a escola, mas enviuvou antes disso. Viúva, sentiu o terror de separar-se de mim; se não, é que relata isto, e é que me tinha, e depois de jantar; fui levá-lo à porta, esperando, ia até à noite. Sobre tarde descíamos à praia ou íamos ao Passeio Público, fazendo ele os lábios, eu desci os meus, e tive-lhes inveja; acresce que sabiam nadar. Quando saímos, tornei a voltar-me para fora.


Explicações ?